Gafanhotos na Índia

2020-06-11T20:15:13+00:00

Notícias recentes dão conta de violento ataque de enxames de gafanhotos no Índia, resultando  em enormes prejuízos na agricultura e na segurança alimentar.

O que sabemos:

Os gafanhotos de deserto (“locust“), com hábitos altamente migratórios, têm tempo de vida de 90 dias. Atacam em enxames cada um dos quais chega a 8 milhões de gafanhotos Extremamente vorazes, comem a cada 24 horas o equivalente a seu peso: um enxame pode destruir por dia o suficiente para alimentar 2500 pessoas. 

Apresentam alta fertilidade e crescimento exponencial. Em 3 gerações aumentam a população nada menos do que 16.000 vezes.

Como chegaram à Índia e o que mudou:

Os gafanhotos do deserto são nativos da Península Árabe.  Acompanham os ventos das monções  gerando certa de 10 ataques por ano na Índia normalmente em julho, após passarem pelo Irã e Paquistão. 

Nos último dois anos ocorreram  chuvas em excesso na Arábia Saudita  ocasionadas por dois ciclones, gerando lagos em alguns desertos na Península Árabe. Em 2019 monções chegaram bem mais cedo e duraram 90 dias. Com isto, viabilizaram três gerações – ou seja, o triplo do usual  -de gerações de enxames, com efeito exponencial: 16.000 vezes mais gafanhotos atacaram. 

Neste ano, as condições continuaram favoráveis para os gafanhotos, com chuvas em janeiro no Irã, Paquistão e Índia. Resultado: um desastre, em cima de uma situação extremamente grave originária dos ataques de 2019.

Razões:

São duas as razões principais: uma vinda da Natureza e a outra de natureza humana, burocrática.

Mudanças climáticas têm gerado ciclones mais intensos e mais frequentes em diversas partes do mundo, como nos Estados Unidos. Fato similar tem ocorrido na Península Arábica. Especialistas assinalam que nela têm ocorrido três ciclones por ano  em período recente, em comparação com 1 ciclone a cada 5 anos.

Do lado burocrático, não houve por parte da agência governamental indiana (“Locust Watch Center“) a necessária atenção para monitorar adequadamente a evolução dos gafanhotos de maneira a tomar medidas preventivas necessárias e compatíveis com as dimensões dos ataques.  

Deixar Um Comentário