Contaminação por Dicamba

2020-03-02T20:06:33+00:00

A exemplo do glifosato, o herbicida dicamba,  produzido por Monsanto (Bayer) e BASF, enfrenta dificuldades crescentes. Um júri federal decidiu a favor de um produtor de pêssego em Missouri, Estados Unidos, ação judicial levando a multa de US$265 milhões, a ser paga pelas empresas acima citadas.

Bayer e BASF enfrentam cerca de 130 ações judiciais procurando compensação pelos danos causados.  A grande dificuldade do dicamba é que combina extrema agressividade com facilidade de contaminação de culturas vizinhas através de ventos de deriva.

Como resultado dessa combinação perigosa, produtores que nada têm a ver com o uso do dicamba sofrem pesados prejuízos e procuram ressarcimento na justiça.  O herbicida tem sido crescentemente utilizado por produtores de soja e algodão, cujas sementes são resistentes aos efeitos do dicamba.

Mesmo que esses produtores sigam à risca as instruções de aplicação do herbicida, os riscos de volatilidade são consideráveis. Esta é a principal razão pela qual decisões judiciais têm sido favoráveis aos fazendeiros prejudicados, cujas perdas ocorreram por ações de vizinhos, sobre as quais não têm controle.

(Fonte – The News & Observer,  A jury verdict encourages more farmers to fight for Money from weed-killer producers, 28 fevereiro 2020) .

Deixar Um Comentário