Randy Constant e a Grande Fraude

2020-02-17T23:47:53+00:00

Randy Constant era um produtor de milho orgânico em Chillicothe, Missouri. Homem de negócios, respeitado por todos, frequentador da Igreja, sua reputação levou-o em 2017 a ser citado como um dos 10 mais bem sucedidos agricultores nos Estados Unidos ( Revista Successful Farming de junho 2017).

A realidade, todavia, revelou-se bem diferente : Randy concebera e implementara um esquema de comercialização de milho orgânico que revelou diversos defeitos e imperfeições na regulamentação e controles do sistema orgânico de produção norte-americano.

Durante quase uma década, Randy Constant vendeu milho convencional como orgânico, com enormes lucros ao mesmo tempo que garantia reputação de liderança e honradez no setor .  A queda foi muito rápida, do brilho e lucros à  decretação de prisão de 10 anos e posterior suicídio. No período, mais de US$100 milhões em grãos orgânicos foram comercializados e processados aproveitando diversas falhas da legislação.

Como isso pôde acontecer? Randy Constant havia percebido que o sistema de controles era localizado e irregular. Aproveitou-se disto, direcionando as inspeções para uma área cuja produção seguia todos os preceitos e restrições do sistema orgânico, cujos produtos eram posteriormente misturados a grande quantidade de grãos convencionais. A fraude durou anos,  demonstrando a extrema fragilidade dos controles então existes, e somente foi revelada por informações de outros produtores.

Para quem estiver interessado,  texto completo de artigo que relata todos os detalhes do caso podem ser lidos em https://www.kansascity.com/news/local/crime/article239079858.html

 

Deixar Um Comentário