Porque orgânicos fazem tanto sucesso?

2019-06-10T19:04:16+00:00

A resposta é simples: demanda de mercado, que comanda boa parte das atenções e puxa a produção. O mercado é resultado e simultaneamente espelho da preferência do consumidor.

 

O consumidor, por sua vez, procura uma combinação de preferência de produto com custo e qualidade.  E essa preferência está crescente e diretamente ligada  à saúde.  Nesse caso, a escolha por produtos orgânicos decorre da ausência de tóxicos, conservantes ou contaminantes.

 

Mas os produtos orgânicos vão além da questão de saúde pessoal: as regras do jogo da produção orgânica levam também á saúde do planeta. Sem defensivos tóxicos e nutrientes químicos de rápida solubilização que contaminam aquíferos, e ao mesmo tempo com uso  correto  do solo,  rotação de culturas e biodiversidade, os orgânicos auxiliam a recomposição do meio ambiente e contribuem para sua sustentabilidade.

 

Por esses motivos, o consumidor dirige seus esforços, comportamento e compras para viver mais e melhor num mundo onde a demografia pela primeira vez em milênios mostra consistente avanço da idade média da população.

 

Existem diversas outras certificações que procuram definir condições específicas e positivas dos produtos, dentre elas Fair Trade, Buy Local, Demeter, Humane, non-GMO. Todavia, a única certificação que garante a combinação de saúde individual e ambiental, através das proibições de insumos químicos e de tóxicos, e que obteve adicionalmente aceitação internacional, é a orgânica. Suas regras, consolidadas na IFOAM, foram adotadas  em mais de 120 países através de legislações específicas. Essa ampla aceitação internacional reflete a poderosa combinação entre regras garantidoras de sustentabilidade com as preferencias do consumidor.

Deixar Um Comentário