A Importância do Agronegócio para o Brasil

2020-01-21T23:43:35+00:00

Vamos falar hoje sobre o agronegócio, setor conhecido mas que ainda não tem reconhecimento proporcional a sua importância para o País.

Temos rico histórico que passa desde a observação de Pero Vaz de Caminha que “aqui,  em se plantando tudo dá“, e registra dimensões continentais com enormes áreas agriculturáveis e com lideranças reconhecidas já há mais de 3 séculos em cana e depois café. Outros historiadores irão lançar uma luz mais clara sobre o papel  dos novos bandeirantes do País que, nas últimas 4 décadas, partindo do sul,  estão abrindo áreas no interior do Brasil com coragem e competência. E também darão o valor merecido ao extraordinário papel que a Embrapa teve nesse conjunto de sucessos.

Agronegócio é hoje a locomotiva da economia brasileira, responsável por um em cada três empregos, 21,6% do PIB e  quase US$97 bilhões  em exportações, nada menos do que 43,2% do total vendido pelo Brasil ao exterior. Os campeões nesse total foram milho, carnes e algodão. No último ano a produção de milho foi recorde, somando 100 milhões de toneladas, com exportações – também recorde – de 43 milhões de toneladas.  Essa combinação de fatores faz do Brasil um líder respeitado no mundo, com posição forte em grãos e carne e lugar garantido nas próximas décadas na delicada questão de segurança alimentar, uma preocupação mundial.

Tudo isto, é fundamental enfatizar, praticamente sem contar – pelo menos nas ´últimas décadas – com os subsídios e benesses que caracterizam boa parte da economia brasileira incluindo as diversas tentativas de estímulos setoriais e regionais . O agronegócio passou a representar, de forma gradativa mas bem  visível, a mola produtiva que mais caracteriza o Brasil, onde estão reunidas condições de tamanho e competência encontradas em poucas nações em todo planeta.

O mercado de orgânicos hoje representa uma fração do agronegócio no Brasil. Por outro lado é o setor com maior potencial de crescimento. Neste contexto o Brasil poderia se beneficiar ainda mais com a expansão do setor orgânico, que além de se mostrar um mercado em franca expansão, agrega os aspectos de sustentabilidade e saúde que a produção orgânica oferece.

Deixar Um Comentário