Feijão-de-Porco em Consórcio com Milho

2020-01-13T22:28:50+00:00

Devido à procura de informações sobre o feijão-de-porco, vamos falar hoje sobre uma das suas mais práticas e importantes vantagens dessa leguminosa.

Nunca é demais lembrar das características positivas do feijão-de-porco, que vão bem além da capacidade de fixação biológica de nitrogênio. Dentre elas e em especial no cerrado mineiro, as qualidades do feijão-de-porco são identificadas com facilidade: robustez. tolerância a veranicos e solo de má qualidade, desnecessários cuidados específicos com nutrientes, rapidez no desenvolvimento foliar, aceitação de sombreamento.

Na prática, o feijão-de-porco como resultado desse conjunto de características, presta-se muito bem ao cultivo consorciado com o milho, com a tripla vantagem de fixar nitrogênio, ajudar bastante no controle de espontâneas e aceitar bem sombreamento gerado pelo rápido desenvolvimento do milho.  Uma prática bem sucedida consiste no plantio em consórcio,  com linhas duplas de milho seguidas de linhas duplas de feijão-de-porco, respeitado o espaçamento de 40 cm entre linhas.

Recomendações a respeito da cultura de milho e feijão-de-porco foram passadas em posts anteriores.

Mas é importante registrarmos um lembrete: o consórcio tem a vantagem importante de ter um dos seus materiais (a leguminosa, cultura de cobertura) gerando um nutriente que será absorvido pelo outro (o milho, cultura principal). Não podemos todavia esquecer que esse processo de geração e absorção somente passa a operar adequadamente a partir do segundo ano do consórcio.

De fato, no primeiro ano, o milho precisará do nitrogênio antes que o feijão-de-porco consiga fixa-lo. Ou seja, as culturas de leguminosas apresentam a característica de gerar e poupar o N fixado mas sua   liberação se dá no correr de 3 anos. Por essa razão, é na repetição do consórcio que suas vantagens ficam mais evidentes, pela melhoria nas condições do solo, que inclui a formação de um “banco“ de nitrogênio que vai sendo progressivamente  absorvido pela cultura principal.

Voltaremos a este assunto em posts futuros.

 

Deixar Um Comentário