Recomendações para a Cultura Orgânica de Milho

2019-11-04T23:55:41+00:00

Segue abaixo um conjunto de recomendações básicas para a cultura orgânica de milho:

– Análise do Solo : efetuar análise prévia do solo para verificar nível de acidez bem como de nutrientes; efetuar calagem quando pH inferior a 5,5;

– Preparo do Solo: 1 a 2 passagens de trator com arado ou grade, dependendo das condições do solo;

– Adubação:

  • fósforo a partir de farinha de ossos, pós de rocha, fósforo natural ou termofosfato;
  • nitrogênio a partir de adubação verde (leguminosas) e/ou esterco curado ou composto orgânico que

também trarão fósforo e potássio.

Obs: A mineralização dos nutrientes orgânicos requer tempo para que sejam absorvidos pelo sistema radicular.

– Plantio: recomenda-se plantio de 5 a 6 sementes por metro linear, com espaçamento entre as linhas de 50 a 80 cm; em caso de plantio em covas, semear 2 a 3 sementes por cova, 40 cm entre covas e 80 cm de espaçamento nas linhas de covas. Caso produtor deseje efetuar consórcio de milho com alguma leguminosa, o espaçamento entre as linhas pode ser reduzido para 40 a 50 cm.

– Controle de espontâneas: a cultura deverá ser mantida limpa de concorrência de plantas espontâneas, através de métodos mecânicos (roçada ou capina com enxada ou cultivador) e/ou culturais (mediante uso de culturas de cobertura);

– Controles de pragas e doenças: o inimigo do milho que se faz mais presente é a lagarta de cartucho, que é eficientemente combatida por controles biológicos, como trichograma e Bt (“bacillus thurigiensis“). Com relação a doenças, os conhecidos defensivos naturais, em especial calda bordalesa e calda viçosa tem mostrado comprovada eficiência.

– Rotação de culturas: a técnica de rotação de culturas é de grande utilidade, em especial nos sistemas de produção orgânica, para controle de espontâneas, de pragas e doenças: a monocultura é mais simples e confortável, mas facilita a entrada e dispersão de invasoras persistentes, bem como pragas e doenças.

– Colheita: manual ou mecanizada, na dependência do tamanho da área Armazenamento : Os grãos orgânicos devem ser tratados após colheita com terra diatomácea. Com reconhecida eficácia, o produto permite a proteção do milho contra brocas, traças e gorgulhos por longo período, desde que armazenado em área arejada.

Deixar Um Comentário