Adubação Verde: Feijão-de-porco como boa alternativa para o cerrado

2019-10-15T11:46:14+00:00

Há uma grande variedade de leguminosas disponíveis no Brasil. A seleção da leguminosa adequada depende de um bom conhecimento das condições locais de solo e clima. São essas condições que irão, em combinação com a cultura escolhida pelo produtor, definir qual a leguminosa mais adequada para sua função principal de fixação de nitrogênio.

Em geral, as qualidades mais apreciadas na seleção de leguminosas passam por um conjunto de quesitos, dentre os quais:

  • Ciclo anual e crescimento vigoroso;
  • Suportar bem solos pobres, sem ( ou com pouca ) necessidade de fertilizante;
  • Sem exigência de preparação especial de solo;
  • Poucos inimigos naturais e bom desenvolvimento sem uso de pesticidas ou excessivo trabalho manual;
  • Aceitar sombreamento;
  • Resistência à seca.

Para o cerrado, em especial o cerrado mineiro, com suas características de solo pobre e veranicos longos, a escolha natural é o feijão-de-porco devido a sua rusticidade, caracterizada pela resistência incomum a seca, pela desnecessidade de fertilizantes, pela competência para superar ataques e resistir a pragas e doenças.

Além disso, apresenta rápido crescimento auxiliando no controle de espontâneas devido ao tamanho das folhas. O fato de suportar bem sombreamento e não ter hábito trepador faz do feijão-de-porco, adicionalmente, uma ótima opção para uso em  consórcio com o milho.

Pesquisas da Embrapa demonstram, além dessa combinação de qualidades, uma poderosa capacidade de fixação de nitrogênio: em trabalhos de campo realizados com 14 diferentes plantas de cobertura (dentre as quais feijão-guandu, crotalarias e mucunas) o feijão-de-porco foi a cobertura que maior aumento de produção garantiu ao milho plantado em rotação (fonte: Comunicado Técnico 225, Embrapa, Sete Lagoas MG, Dezembro 2017).

Deixar Um Comentário