O Papel da Fotossíntese na Captura de CO2

2019-10-01T20:37:51+00:00

A Fotossíntese é um processo – muito citado mas pouco entendido – pelo qual as plantas produzem seu próprio alimento,  essencialmente glicose.  Ela decorre de reação que transforma a energia solar em energia química. Sem a fotossíntese a cadeia alimentar tal como a conhecemos não existiria.

Mas existe também outra reação importante na fotossíntese: trata-se da fixação do carbono seguida de liberação de oxigênio. A troca de gases é efetuada pelos estômatos que permitem a comunicação entre a folha e o ambiente externo. Temos portanto dois elementos fundamentais que ocorrem simultaneamente:  absorção da energia do sol e a fixação do carbono. É nesse segundo que ocorrem a captura de CO2 e a simultânea liberação do oxigênio.

A importância dessa captura no momento atual precisa ser enfatizada. Há décadas os excessos de CO2 no ambiente devido ao uso desordenado de combustíveis fósseis levam a contínuos aumentos da temperatura em todo o planeta. A retirada de carbono promovida pela fotossíntese de novas áreas plantadas é sem dúvida uma das mais eficazes formas de se contrapor aos mencionados excessos.

A figura acima mostra de forma simplificada as fontes, as combinações e os resultados do processo.

 

Deixar Um Comentário