A Importância da Matéria Orgânica no Solo

2019-09-13T13:13:32+00:00

Como falamos no ultimo post, enquanto a agricultura convencional a fertilização química é aplicada diretamente na planta empobrecendo o solo, o esquema da imagem acima mostra como a cultura orgânica promove a presença da matéria orgânica envolvendo processos biológicos, químicos e físicos.

A combinação destes processos forma um ciclo virtuoso que ao contrário da cultura convencional, enriquece e traz enormes benefícios a saúde do solo.

O diagrama descreve com fidelidade a tripla finalidade do solo orgânico:

–       biológica, ao somar as funções de fonte de energia, de reservatório de nutrientes e suporte ao conjunto solo/planta;

–       química, pois aumenta a capacidade de troca catiônica (fundamental na nutrição da planta) e a ligação com minerais do solo; e

–       física, ao garantir a estabilidade estrutural do solo, aumentar substancialmente a retenção de água e reduzir as oscilações de temperatura do ambiente

Esse conjunto de funções distintas apresenta um conjunto único de qualidades,  pouco reconhecido e portanto pouco utilizado.

São essas qualidades que se perdem no sistema convencional de produção de grãos, cujo manejo se baseia em produtos químicos (nutrição), tóxicos (defensivos) e intensa movimentação do solo.

Um dado adicional: 1% de matéria orgânica nos 15 cm superficiais da região radicular pesa por volta de 20.000 kg por hectare.

Até o próximo post!

Deixar Um Comentário